4 º Prêmio Jabuti - significado y definición. Qué es 4 º Prêmio Jabuti
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es 4 º Prêmio Jabuti - definición

PRÊMIO LITERÁRIO DO BRASIL
Prêmio Jabuti de Literatura Romance; Prêmio Jabuti de Literatura Contos e Crônicas; Prêmio Jabuti de Literatura; Prêmio Jabuti (literatura)

4.º Prêmio Jabuti         
4º Prêmio Jabuti
O 4º Prêmio Jabuti foi realizado pela Câmara Brasileira do Livro em 20 de novembro de 1962, premiando obras literárias referentes a lançamentos de 1961. Além do Prêmio Jabuti, algumas personalidades ganharam os diplomas de "Amigo do Livro" (Israel Dias Novaes, Arruda Castanho, Josué Montelo, Joaquim Pinto Nazário, Ivani Ribeiro, Alik Kostakis, Itálico Ancona Lopes, Herculano Pires e Vergnaud Gonçalves) e os distintivos "Dedicação ao Livro" para livreiros com 25 anos ou mais de profissão (Josefina Ana Rosa Tist, Fernando D'Alvia, Augusto Borges, Arnaldo Costa e João Benerente).
Prêmio Jabuti         
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.
59.º Prêmio Jabuti         
59º Prêmio Jabuti
O 59º Prêmio Jabuti ocorreu em 30 de novembro de 2017 no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. A premiação é referente aos lançamento de livros em 2016 no mercado brasileiro.

Wikipedia

Prêmio Jabuti

O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Criado em 1959, foi idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL, com o interesse de premiar autores, editores, ilustradores, gráficos e livreiros que mais se destacassem a cada ano.

Em 1959, constavam apenas sete categorias: Literatura, Capa, Ilustração, Editor do Ano, Gráfico do Ano, Livreiro do Ano e Personalidade Literária. Mais tarde, o prêmio incorporou outras categorias que envolvem a criação e a produção de um livro, tais como: Adaptação, Projeto Gráfico e Tradução; além das categorias tradicionais como Romance, Contos e Crônicas, Poesia, Infantil, Juvenil, Reportagem e Biografia. Em 1991, criou-se a categoria Livro do Ano de Ficção, e em 1993, foi a vez do Livro do Ano de Não Ficção. A partir de 2017, o Prêmio Jabuti passou a contemplar duas novas categorias: Histórias em Quadrinhos e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

Em 2018, o Prêmio Jabuti passou por uma alteração em seu formato, com as então 29 categorias sendo reduzidas para 18, distribuídas em quatro eixos. Além disso, também alterou a categoria "Livro do Ano" (que até então premiava dois livros, um de ficção e um de não ficção), passando a premiar apenas um livro, independente do gênero.

O Livro do Ano será atribuído a uma única obra, seja de Ficção ou Não Ficção. O autor receberá um troféu Jabuti especial e o valor bruto de R$ 100.000,00 (cem mil reais). A editora da obra receberá uma estatueta especial (2019).